terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Duas mortes, duas reações


Direto de cá, anuncio com muito pesar o fim da vida do touro Bandido, que veio a óbito na manhã do último domingo. Anuncio também (agora com uma certa satisfação) a queda de dois pontinhos, que para mim sempre foram (ou foi) esquecido(s): o trema.

Dois elementos que faziam "tremer", um de medo, outro... não fazia tremer, na verdade foi só um trocadilho.

O touro Bandido, foi um privilegiado, artista de novela interpretando a si mesmo, deixou 70 filhos (sem direito a pensão) e muito sêmem (ainda tem acento?) congelado com a esperança de que um dia surja algum touro como ele. Bandido morreu de câncer, teve um enterro digno, com direito a berrante e muitas lágrimas.

Já o pobre trema (já vai tarde) há muito tempo havia morrido na cabeça de muita gente. Desde a minha infância ouvia falar que tentavam eliminar tal sujeito do nosso país. Por fim conseguiram, porém, o trema deixará saudades em algumas pessoas. Para muitos, "linguiça" sem as bolinhas não terá o mesmo sabor, o pobre "pinguim" também as perdeu. E você escreve "tranquilo" sem elas?

O trema se foi porém, levou consigo alguns acentos. Vogais dobradas perderam o cincunflexo (voo, enjoo, veem...), as palavras paroxítonas que apresentam os ditongos ei e oi nas sílabas tônicas também perderam seus acentos (jiboia, boleia, assembleia...)

Vai ser difícil acostumar. E ainda tem o hífem que vai dar uma dorzinha de cabeça a mais. Porém, vejamos pelo lado bom da coisa, estamos todos (ou quase... ou a minoria... ou quase ninguém) estimulados a ler mais, para logo estarmos afinados com as novas regras.

Aos falecidos: ficarão na lembrança.

Dona Bandida: seu marido foi heroico (sem acento)...

5 comentários:

Rodrigo Antunes disse...

Tremer por causa do trema agora é coisa do passado!! hhuehuhe

belo texto!
abraço

Joelma disse...

Uso o trema sempre que necessário (também! professora de português!). Vai ser difícil esquecê-lo! Buá!!

Rudgery disse...

e você acha que eesa reforma é necessária?pra mim isso não é.
parabéns pelo comentário.

Joelma disse...

Nós achamos o acordo desnecessário porque aprendemos a escrever de uma determinada forma e de repente somos obrigados a mudar, mas só iremos saber se tem necessidade ou não daqui há alguns anos.

Unknown disse...

Eu já estou com saudades do trema. Vai ser difícil me acostumar a não usá-lo. Gostei do comentário.