quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Takanakuy

Direto de cá, pensando no que fazer na virada de ano, provavelmente tentar dormir, mas imaginando o que as pessoas em geral fazem nesse período. Alguns selecionam aquilo que vão comer: é lentilha, uva, porco (que fuça pra frente), nunca galinha (pois cisca pra trás). Pois eu como aquilo que tiver na mesa. Como pra me alimentar não pra trazer sorte. Sorte é ter o que comer.
Outros selecionam roupas de cores diferentes para vestir, cada uma com um significado diferente. Na dúvida fica pelado.

Há também aqueles que procuram saber como será o ano vindouro. Pois eu sei o que acontecerá, nem precisa de vidente. No próximo ano pessoas famosas morrerão (mas o maior número de mortos será de pessoas desconhecidas do grande público); No campeonato brasileiro times grandes lutarão contra o rebaixamento; seguindo no esporte, Barrichello não será campeão na F-1; surgirão novas bandas, principalmente vindas da Bahia, cantando coisas que não dizem nada; serão descobertas novas falcatruas feitas por nossos políticos... chega! Pra dizer mais, terão que pagar...

Mais o que há de mais estranho nesses dias acontece no Peru, mais precisamente na cidade de Cuzco. Um ritual chamado Takanakuy, que tem o objetivo de fazer com que as pessoas comecem o ano novo em paz. O festival consiste em convidar as pessoas a um acerto de contas por meio de socos e pontapés, tudo mediado por um juiz. Tudo acontece em tom de brincadeira, mas como se trata de um acerto de contas, algumas pessoas saem com pequenas lesões. Ao final de tudo a festa continua, claro, com muita música e danças.

Se alguém tiver algum problema comigo, lhes convido a ir a Cuzco. Topam?

Um comentário:

Leonardo Xavier disse...

Ahahaha! Deve ser hilário as pessoas trocando socos e pontapés com os vizinhos. E quanto as previsões de para os anos futuros eu fiz umas lá no blog também e não quiseram me reconhecer como oráculo e pagar o tributo em lasanha.